Desde sua fundação, a BioinFood possui uma estreita relação de parceria com a FAPESP através do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Este programa tem como principal objetivo a promoção da inovação tecnológica e aumento da competitividade de pequenas empresas. Em dezembro de 2018, foi concedido o primeiro projeto da BioinFood para análise da viabilidade técnica ao longo de 9 meses da proposta “Plataformas biotecnológicas para a indústria de alimentos e bebidas”. Em março de 2019, o segundo projeto PIPE Fase 1 foi aprovado para execução da proposta “Desenvolvimento e seleção de linhagem e processo para produção de bebidas naturais fermentadas não alcoólicas”. Neste período, uma série de ensaios em laboratório foram realizados com a construção de linhagens de leveduras e otimização de processos fermentativos de modo que ambas as propostas foram positivamente validadas tecnicamente.

Em paralelo, a BioinFood foi selecionada para participar da décima edição do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia (PIPE-Empreendedor). Ao longo de 8 semanas, o time da BioinFood participou do programa de treinamento e mentoria e realizou dezenas de entrevistas nos segmentos de panificação, bebidas e nutrição animal. Com isso, foi possível entender as necessidades do mercado e desenvolver propostas de valor persuasivas em cada área de atuação para definição de um modelo de negócio sustentável e escalável.

E em novembro de 2019, a BioinFood foi selecionada entre outras 9 startups do Estado de São Paulo para participar ao longo de duas semanas em Londres do treinamento Leaders in Innovation Fellowships Programme (LIF), organizado pela Royal Academy of Engineering (RAEng), em parceria com a FAPESP. Durante o treinamento, foram ministrados cursos intensivos sobre empreendedorismo e liderança em inovação, com acesso a especialistas e oportunidades de networking internacional. Após o período de treinamento em Londres, a equipe da BioinFood continua a parceria através de mentoria e treinamentos remotos disponibilizados pela RAEng, com o objetivo de refinar o modelo de negócios e aprofundamento dos tópicos discutidos no treinamento residencial, como finanças, marketing, negociação, entre outros.

Mas a parceria BioinFood/FAPESP não para por aí. Acompanhe no site e nas mídias sociais as soluções inovadoras que a BioinFood vem desenvolvendo.